A dieta vegana para emagrecer realmente funciona? Vale a pena optar por uma dieta onde você se alimenta somente com comida que não é de origem animal? Como fazemos para repor as proteínas da carne?
Essas e outras perguntas vamos responder com o decorrer de nosso conteúdo. Portanto, se a sua dúvida é se a dieta vegana para emagrecer é boa e funciona, acompanhe a gente nessa leitura extremamente interessante!
A dieta vegana faz você perder peso?
A dieta vegana para emagrecer é ótima para perder peso e manter a forma, e uma grande coisa que você também descobrirá é que, usando a dieta à base de alimentos sem origem animal para perder peso, não terá que passar fome, mas, pelo contrário, poderá desfrutar de fartas refeições que o farão se sentir satisfeito e feliz, enquanto emagrece.
Esta é uma notícia importante: com a dieta vegana para emagrecer você não terá que prestar atenção no quanto você come, mas no que você come.
Conheça a Dieta Vegana Alcalina
A dieta vegana alcalina é totalmente baseada em vegetais, baseada em 3 categorias básicas de alimentos:
- Frutas e vegetais;
- Leguminosas e grãos inteiros;
- Uma quantidade moderada de sementes e nozes reativadas.
Ao contrário da dieta vegana comum, este tipo de dieta traz os benefícios de desintoxicação de alimentos crus inteiros, porque é baseada na ingestão de grandes quantidades de frutas e vegetais, mas também integra alguns alimentos cozidos, como cereais e legumes e inclui uma quantidade moderada de ácidos graxos poli-insaturados derivados de nozes e sementes reativadas.
Uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguem perder peso, apesar da restrição calórica, é a grande quantidade de resíduos de ácido armazenados no tecido adiposo.
A dieta vegana alcalina para perda de peso limpa seu corpo
Graças à dieta vegana para emagrecer alcalina e à importante quantidade de minerais que a mesma contém, o corpo libera resíduos de ácido tóxico, recupera um equilíbrio hormonal correto e tem a possibilidade de restaurar um metabolismo lipídico ideal.
Conheça seus carboidratos amigáveis
Se você quer seguir uma dieta vegana para emagrecer, certamente já foi alertada contra os terríveis carboidratos que são inimigos de sua cintura. Bem, você está realmente convencida de que os carboidratos fazem você engordar? A resposta é: depende!
Na verdade, existe uma grande diferença entre os tipos de carboidratos. Todos pensam que os carboidratos são pães, massas e doces, que são a causa do excesso de peso e os evitam como a morte, passando por privações calóricas frustrantes e incertas.
A dieta vegana para emagrecer alcalina é baseada nos “carboidratos amigáveis” e no peso ideal:
- Frutas e vegetais à vontade;
- Cereais e legumes.
Esta é uma excelente notícia, pois este tipo de alimento, além de ser delicioso e nutritivo, é rico em fibras e proporciona uma elevada sensação de saciedade. O que isso significa?
Isso significa que, ao contrário das dietas de baixa caloria e alta proteína, seguindo uma dieta vegana para perder peso, você pode consumir porções saciantes de alimentos, que a fazem se sentir satisfeita e têm uma quantidade significativa de outros efeitos positivos para a saúde.
Conheça as gorduras
Também neste ponto surgem algumas surpresas interessantes: as gorduras de uma dieta alcalina vegana não são tão perigosas quanto às de origem animal.
As gorduras engordam, é claro, mas é interessante notar que os veganos que consomem gorduras poli-insaturadas inteiras e crus, essas derivadas exclusivamente de sementes de nozes e azeitonas, acabam sendo mais magros e possuem excelentes níveis de colesterol e triglicerídeos.
Então, em uma dieta vegana para emagrecer, você não terá que lutar como uma maníaca contra as gorduras, pois você pode consumir uma quantidade moderada, principalmente se evitar óleos refinados, gorduras hidrogenadas e conservadas.
Boas gorduras em uma dieta vegana
- Nozes;
- Sementes;
- Abacate;
- Azeitonas.
Gorduras que devemos evitar em nossa dieta vegana
- Óleos;
- Gorduras hidrogenadas (creme vegetal, margarina);
- Azeite de dendê;
- Óleo de coco e manteiga.
Basicamente, para um bom programa de emagrecimento à base de veganismo, você poderia manter o percentual de gordura entre 10% e 15% no máximo, escolhendo entre as categorias de gorduras integrais e crus, que trazem indiscutíveis benefícios à saúde.
Escolha proteínas vegetais para recuperar a forma
A abordagem da perda de peso baseada em dietas ricas em proteínas é perigosa e prejudicial, pois privam o corpo de seu combustível por excelência (glicose) e aumentam as perdas de cálcio.
Não é segredo que as carnes, mesmo as mais comuns e consideradas “magras”, contêm gorduras saturadas e colesterol (além de hormônios e medicamentos).
Não é à toa que quem tenta perder peso com uma dieta rica em proteínas muitas vezes se torna um escravo do “efeito ioiô”, um problema que não existe para quem quer perder peso com uma dieta vegana para emagrecer.
Na verdade, não é de se estranhar que essa dieta hipocalórica possa ser mantida por muito tempo e, assim que os carboidratos são reintroduzidos, o corpo tende a ficar mais sensível e a recuperar o peso.
Em vez disso, ao escolher a dieta vegana alcalina que citamos como fonte de proteína, você pode desfrutar de benefícios significativos em termos de perda de peso e desintoxicação.
Legumes, cereais, sementes, nozes e vegetais de folhas verdes são uma excelente fonte de aminoácidos, incluindo fibras, minerais, enzimas e fitocompostos que a ajudarão a perder peso de forma saudável e equilibrada e, acima de tudo, regularmente ao longo do tempo.
Pratique exercícios físicos regulares
Praticar atividade física regular vai garantir que sua dieta tenha um efeito benéfico na sua perda de peso. Visite uma nutricionista antes de começar, pois geralmente quem possui uma dieta vegana necessita realizar atividades mais leves devido a falta de proteína advinda da carne. Comprar remédio sem receita pode ajudar a potencializar seus resultados de emagrecimento!
Uma caminhada com seu cachorro no final da tarde todos os dias pode ajudar e muito no seu emagrecimento, desde que seja algo regular, ou seja, diário. Até a próxima!
Créditos da imagem: https://www.pexels.com/pt-br/foto/mulher-de-pe-barriga-abdomen-5714347/
